Aprenda a fazer frango apimentado com dois molhos

A receita original saiu na edição de janeiro da revista americana Food & Wine é do restaurante Bantam + Biddy, de Atlanta, especializado em frango. Eu já havia feito um frango assado com molho Piri Piri e confesso que gostei mais do outro. Mas este não é nada mal….

Frango:2 colheres de sopa de azeite1 dente de alho picado1 colher de chá de raspas de limão1 colher de sopa de suco de limão1 colher de sopa de alecrim1 colher de sopa de erva doce1 colher de sopa de pimenta do reino1 frango inteiro, de aproximadamente 1,5 kgsal

Numa tigela, misture azeite, sal, limão – raspa e suco, alecrim, erva doce e pimenta. Esfregue a mistura no frango. Deixe descansar a temperatura ambiente.

Pré-aqueça o forno médio (210 graus Celsius). Amarre as coxas do frango e coloque para assar com o peito para cima. Cheque depois de 55 minutos. Se estiver ok, passe para uma tábua de corte e pique em 8 pedaços.

Molho Wasakaka

O Wasakaka é quase um vinagrete. Só quem mais apimentado. Você vai precisar:

  • 1/3 de xícara de suco de limão
  • 1/4 de xícara de água
  • 1/2 xícara de azeite
  • 1/4 xícara de alho picado
  • 1/3 xícara de cebola roxa
  • 3 pimentas dedo de moça picadas sem semente
  • 2 colheres de sopa de salsinha
  • 2 colheres de sopa de orégano fresco.

Numa pequena vasilha misture o limão e a água e leve para ferver. Tire do fogo, misture os outros ingredientes. Deixe esfriar para servir. Pode ser guardado na geladeira por um ou dois dias e servido a temperatura ambiente.

Molho Piri Piri

Descobri que uma cidade no Piauí com esse nome, mas o nome do molho vem da Africa, onde uma pimenta similar a nosso dedo de moça tem o mesmo nome. O molho, como se espera, é quente….

2 colheres de sopa de azeite1 pimentão vermelho picado1/2 cebola picada3 pimentas dedo de moça3 pimentas tailandesas ou Cambuci3 dentes de alho1 colher de sopa de páprica2 colheres de sopa de vinagre tinto1 colher de sopa de suco de limão1/4 de xícara de água, sal e pimenta.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite o pimentão, cebola, pimentas, alho e páprica em fogo até que estejam macios, em torno de 12 minutos. Deixe esfriar.

No liquidificador ou multiprocessador misture as pimentas com os demais ingredientes e bata. Para uma aparência mais homogenia, passe por uma peneira. Sirva a temperatura ambiente. Pode ser guardado na geladeira por até 4 dias.