Como montar um currículo simples e fácil

Para conseguir um emprego é preciso saber fazer e montar um currículo e isso é um fato inegável há muitos anos. Antigamente montar um currículo nem era tão necessário porque as pessoas conseguiam um trabalho por indicação e após uma conversa de avaliação era contratado.

Hoje em dia isso é muito diferente, as empresas estão maiores, as cidades também e numa seleção o currículo do candidato é o cartão de visita dele, é a famosa primeira impressão, mesmo que uma primeira impressão também possa ser obtida na entrevista inicial, mas antes é preciso ser “visto” pelo currículo.

Para montar um currículo simples e básico

trabalhando-muito

Quais informações colocar:

  1. Dados Pessoais: Nome completo; idade ou data de nascimento; endereço; telefones: residencial e celular; e-mail pessoal sem usar e-mail com apelidos ou outros nomes, o e-mail precisa de uso profissional e ter seu nome mesmo que abreviado.
  2. Objetivo Profissional: Cargo e/ou área de atuação
  3. Formação: Inserir sua formação acadêmica, onde estudou e qual ou quais cursos se formou ou mesmo que ainda vai se formar.
  4. Experiência Profissional: Inserir os nomes das empresas onde trabalhou e o período. Aqui também pode ser inserido os trabalhos realizados nessas empresas caso tenha algum reconhecimento real.

Dicas importantes para montar um currículo

Para quem não possui experiência. O que colocar ao montar um currículo?

O que interessa para a empresa é o que o candidato pode fazer por ela, se você tem algum conhecimento específico em determinado assunto já pode valer. Sua formação acadêmica também conta. Suas habilidades também são muito importantes.

Veja, você precisa mostrar para a empresa que com um ou mais dos seus conhecimentos pode contribuir com ela. Não se trata de falar sobre como você é como pessoa e sim como pode ajudar e oferecer em termos de trabalho para essa empresa.

Criar um currículo para cada empresa?

O importante mesmo é ter em mente o que a empresa valoriza. De nada adianta saber 5 línguas se a empresa não atua no exterior nem é uma multinacional, seja breve e sucinto ao inserir informações que podem não ser de interesse.

O currículo com diferencial. Quais são os seus diferenciais?

Montar currículos com diferenciais é uma forma de chamar a atenção e tornar seu currículo mais atraente, mas tudo precisa ser medido e feito com cautela.

Criar uma carta de apresentação em nome da empresa explicando por que está enviando seu currículo pode ser uma boa escolha e isso mostrará seu conhecimento do setor de atuação dessa empresa no mercado e que seu perfil profissional está alinhado ao dela.

Escreva seu currículo de forma inteligente e sem pressa, quem vai ler precisa tirar alguma conclusão sobre você sem que você precise escrever coisas como “meu relacionamento com pessoas é muito fácil”. Seja direto e tente ser específico sobre onde gostaria de trabalhar na empresa.

Caso já tenha experiência mostre o que já fez em determinadas áreas e funções. Lembre-se que para um cargo onde a formação é o foco você precisa dar destaque para isso.

Se tiver alguma experiência, contar o que você fez e não as responsabilidades exigidas pelo cargo. A formação deve aparecer em primeiro lugar quando for requisito para a função.

Se você possui informações no Linkedin pode inserir o link no seu currículo. Em época de redes sociais usar seu Facebook, Twitter ou mesmo YouTube pode ser interessante. Só é preciso muita atenção com o que você anda escrevendo e postando nas redes sociais, hoje as empresas estão de olho nelas!